quarta-feira, 26 de maio de 2010

hipertexto

O hipertexto tem como objetivo principal a produção de textos dos alunos. O hipertexto apresenta resultados positivos desde que bem planejados.
Quando trabalhamos com sistemas de hipertexto, levamos os alunos a uma busca do conhecimento, para que construa uma aprendizagem significativa. E importante que o professor adote em sua sala de aula sempre o trabalho com hipertextos, pois os mesmos possibilita transformar o ambiente num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativo, também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse. Os hipertextos são recursos para que nos professores possamos organizar materiais de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos.
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
Segundo Levy, tecnicamente, um hipertexto e um conjunto de nós ligados por conexoes. Os nós podem ser palavras, paginas, imagens, gráficos ou partes de gráficos ou partes, sequencias sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertextos. Ele diz ainda que navegar em um hipertexto significa portanto desenhar um percurso em uma rede que pode ser tão complicada quanto possivel.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

podemos vencer a exclusão digital

Hoje uma das principais preocupações do poder público é como fazer com que a formação dos discentes acompanham o desenvolvimento tecnológico. Os governantes investem muitos recursos para obtenção de equipamentos tecnológicos para que todas as escolas possuem seu laboratório, oferecendo aos docentes oportunidades para realizarem seus trabalhos com maior entusiasmo e dinamismo.
Porém, tais recursos acabam esbarrando na deficiência de quem mais deveria utilizar esses recursos.” Os próprios professores”. Devido a falta de conhecimentos e experiências os professores acabam se afastando das aulas informatizadas.
Talvez o primeiro passo para resolver tais problemas, e assim, começar a se preocupar com a inclusão da sociedade através das escolas, seria começar a formação em massa dos docentes que atuam em educação básica. Essa medida implica na manipulação da rotina de trabalho dos docentes e na imposição obrigatória de cursos didáticos e principalmente técnicos, para os professores na rede.
Se aplicadas essas metodologias, com certeza irá acontecer uma educação de qualidade, incluindo discentes e docentes em uma era que exige a educação digital, podendo assim vencer a exclusão digital.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

A tecnologia e um avanco para o desenvolvimento educacional; pois passibilita os jovens avancarem nos projetos de pesquisas